Dica Desperdício Zero: Caldo de Legumes Sustentável



O caldo de legumes é uma daquelas receitas indispensáveis para ter sempre na geladeira e poupar tempo na hora de preparar suas refeições. Acho que todos já sabem como as versões industrializadas são cheias de venenos e têm muito menos sabor que o caseiro, por isso resolvi compartilhar essa dica super simples e sustentável com vocês.

 

 

 

É super barato e fácil de fazer, mas o segredo mesmo é usar restos de legumes e verduras que você usou para preparar outros pratos.

 Dá uma olhada nesse vídeo do Tasty Demais mostrando como armazenar restos de legumes no congelador:


 

 

 

Vou te explicar: Sempre que cortar legumes, separe os talos, cascas e até restinhos que acabaram murchando e vá colocando em um saco tipo ZipLock depois de lavar bem, mantendo o saquinho no freezer ou congelador. Quando o saquinho estiver cheio, prepare seu caldo de legumes simplesmente fervendo tudo com água em fogo baixo até reduzir bem, em torno de 40 minutos. Coe, congele ou use imediatamente. Gosto de utilizar o caldo de legumes caseiro para cozinhar arroz, feijão, massas, sopas, risotos.

Sempre que possível prefira utilizar legumes orgânicos, principalmente quando utilizar cascas.

Ah! Não se esqueça de utilizar os restos dos legumes que ficaram na peneira para compostagem!

 

 

 

 

Exemplos de ingredientes que você pode usar: restos de salsinha e cebolinha; miolo de abobrinha, cascas de cebola; cascas e talos de cenoura e rabanete; folhas de alho-poró; cascas de batata; aipo; talos de cogumelos; cascas de alho; e por aí vai…

Use a criatividade e ajude a gerar menos lixo e mais sabor para seus pratos!